Buscar
  • Universidade Porcelanataria

Os segredos para começar no mercado de porcelanataria

Começar um novo negócio se torna mais fácil quando temos acessos as dicas de crescimento de especialistas no assunto

Iniciar em um novo mercado pode ser desafiador, afinal, são inúmeras possibilidades a serem exploradas, e tanto a aprender, mas tudo isso se torna mais fácil quando conhecemos a experiência de quem já faz parte do mercado, recebendo as principais dicas e orientações de como crescer.


E é com essa ideia que tivemos um bate-papo com o Fernando e a Val, fundadores da F3 Cortes Especiais e a UP- Universidade Porcelanataria. Eles nos contaram suas principais experiências e deram dicas valiosas de como iniciar e crescer no mercado de porcelanato, além de uma visão do que o seguimento reserva para o futuro.


Para quem está começando nessa nova área, Fernando orienta a olhar o mercado sob uma visão mais técnica, conhecendo os principais materiais que serão utilizados e a matéria-prima, que permite que grandes trabalhos sejam realizados.


O mercado oferece diversas oportunidades, para o profissional que deseja se estabelecer como montador e instalador de peças de porcelanato, aprimorando novas técnicas, ou para aqueles que querem focar na parte organizacional, planejando de maneira estratégica as atividades de sua própria empresa, criando sua marca no mercado de porcelanataria.


Fernando considera que para o sucesso de um projeto primeiro é fundamental compreender o desejo do cliente, o que inspirou ele a ter aquele conceito da peça, seja uma revista, foto ou projeto de algum amigo. Com isso, é criando um documento exato que permite um entendimento técnico, e assim uma medição pode ser iniciada.

Para uma medição precisa, algumas ferramentas são fundamentais para garantirem a qualidade do projeto, são elas:


Trena a laser

Trena comum

Prancheta

Esquadro eletrônico em nível a laser

Riscadeira

Máquina de corte elétrica

Serra mármore

Lixadeira


Outros materiais e maquinários, como um bom software e conhecimentos em desenhos, são de ótima ajuda para facilitar o processo de entendimento a todos os envolvidos, desde o cliente mais leigo, até os profissionais responsáveis pela montagem das bancadas.


Uma dica valiosa da Val para quem está iniciando no mercado, é enxergar a sua empresa como algo grande, independentemente do seu tamanho, dessa forma será mais fácil estabelecer objetivos e metas reais, ajudando a criar estratégias de crescimento e evitar que ocorra desperdícios de materiais e, por consequência, financeiro.


Quem deseja iniciar no mercado de porcelanato e se tornar um empreendedor, mas ainda tem muitas dúvidas de como iniciar o seu próprio negócio, existem diversos órgãos que auxiliam nessa tarefa, como o SEBRAE. Eles estão disponíveis para oferecer todo suporte necessário para que pequenos empreendedores consigam entender melhor o mercado e quais incentivos a sua empresa pode obter para se desenvolver.


Para Val, um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores, sejam eles iniciantes ou já experientes, é saber conduzir uma boa gestão financeira do seu negócio, quando falamos em planejamento financeiro estamos colaborando com o futuro do negócio.


Esse processo permite entender todas as etapas do trabalho, isso tudo se resume ao fluxo de caixa, ou seja, é preciso conhecer o que está vendendo e, consequentemente, o que está entregando. Afinal, toda entrega tem um custo, seja do produto acabado, do insumo ou até mesmo da energia e a infraestrutura necessária para realização das bancadas.


Um bom planejamento estratégico é tão importante quanto a própria venda em si, além de um relacionamento com o cliente, para que ele tenha 100% de confiança em seu trabalho e projeto, além de transparência para que seja sempre cumprido o que for acordado, entregando sempre o esperado.


Baseada em um crescimento próprio, Val tem uma perspectiva otimista do mercado de porcelanataria para o ano de 2022, estimando um crescimento em torno de 30 a 40%.



Conheça a UP


A UP – Universidade Porcelanataria foi idealizada e surgiu nesse momento tão desafiador que estamos passando para ajudar novos empreendedores e profissionais que buscam se desenvolver no mercado promissor da porcelanataria.


Através de cursos totalmente online, divididos em três pilares, a UP busca compartilhar a experiência adquirida ao longo de 11 anos de atuação no mercado pelo Fernando e Val Fonseca, à frente da empresa F3 Cortes, referência em cortes especiais de porcelanato.



Foto: Larissa Gregio, projeto do Marcelus - F3 Cortes Especiais

11 visualizações0 comentário