Buscar
  • Universidade Porcelanataria

4 Passos para iniciar no mercado de porcelanato

Cada vez mais o porcelanato vem ganhando destaque nos lares brasileiros, por ser um revestimento que une estética e alta qualidade, se tornando uma boa opção para quem busca iniciar um negócio ou inovar no seu ramo de atuação.



Quando pensamos em acabamentos com resistência e durabilidade, hoje, nos deparamos uma gama enorme de materiais dos mais variados tipos e para diversos gostos. Mas o porcelanato sem dúvida vem ganhando cada vez mais destaque, atendendo não só aos requisitos de qualidade, como também se sobressaia no quesito estética. Isso porque, o porcelanato, que hoje é considerado a evolução da pedra natural, pode ser encontrado com uma infinidade de acabamentos, cores e texturas. O porcelanato é hoje um dos materiais mais procurados, para compor projetos de cozinhas, churrasqueiras, banheiros e escadas. Mas sua utilização vai muito além, é possível usar porcelanato em móveis, como mesas e bancos, além de áreas externas em bordas de piscina, por exemplo. Com criatividade e profissionalismos é possível até mesmo desenvolver produtos inovadores, como lareiras em porcelanatos, mesas e cabeceiras de cama e painéis de TV. O mercado imobiliário segue aquecido. Em 2020, mesmo diante da pandemia, foram mais de 60 unidades lançadas, registrando um aumento de quase 10% no setor. Diante da alta demanda de mercado é essencial estar preparado profissionalmente para atender o mercado.


A princípio pode parecer complicado e desafiador gerir uma empresa de porcelanato, mas tudo fica mais fácil quando colocamos a organização e o planejamento em destaque. Por isso, começamos com uma dica que vai auxiliar nesse processo, é a implementação dos 3 pilares fundamentais para o sucesso do seu negócio e são eles:


Matéria-prima e obra-prima

Gestão operacional

Gestão administrativa e financeira


Mas para que esse processo funcione de maneira correta e evite futuras dores de cabeça para o seu negócio, separamos os primeiros para uma gestão de sucesso.


1. Regularize o seu negócio

Sabemos que micro e pequenos negócios nem sempre possuem a verba e as condições necessárias para a sua formalização, mas saiba que regularizar a sua empresa de acordo com todas as suas obrigações é fundamental para que evite contratempos e até mesmo punições e maiores gastos futuramente, podendo comprometer o seu desempenho em um dos momentos mais importantes que é o do desenvolvimento.


2. Conheça o seu cliente

Um passo muito importante para que a sua empresa caminhe na direção certa, é conhecer bem os seus clientes, quem irá consumir os seus serviços, o que eles buscam e necessitam, e assim ir moldando o seu negócio de acordo com a procura, suprindo espaços no mercado que ainda não foram atendidos.


3. Ferramentas e insumos

Agora com os fatores que exigem maiores planejamentos, e estudos feitos, é a vez de voltar a sua atenção ao que será necessário, seja em máquinas, ferramentas ou insumos. Serão eles que irão garantir a qualidade de seu trabalho, e por consequência a satisfação dos seus clientes com o produto adquirido.

Nessa lista podemos citar desde as máquinas de corte, até ferramentas de polir e insumos para realização do trabalho e acabamento, que deve ser sempre revisto a manutenção dos mesmos para garantir um bom desempenho e segurança de quem os manuseia, como evitar a falta dos insumos, para que nunca deixe de entregar algum produto por ter faltado material necessário.


4. Mão de Obra qualificada

Invista em conhecimento sempre, seja se atualizando com as novas tendências do mercado de porcelanato, ou treinando novos funcionários. É muito importante manter um padrão de mão de obra que seja qualificado e atender as necessidades e expectativas de quem escolheu o seu produto.

Se você já trabalha com porcelanato ou quer iniciar neste ramo, não deixe de conferir o nosso guia prático, com as ferramentas e equipamentos necessários. É um material que disponibilizamos gratuitamente, clique aqui para fazer o download.

Conheça a UP

A UPUniversidade Porcelanataria foi idealizada e surgiu nesse momento tão desafiador que estamos passando para ajudar novos empreendedores e profissionais que já estão no mercado a se atualizarem e desenvolverem sua atuação no ramo de porcelanato.

Através de cursos totalmente online divididos em três pilares, a UP busca compartilhar a sua experiência de Fernando e Val Fonseca, adquirida ao longo dos últimos 11 anos de atuação na empresa F3 Cortes, referência em cortes especiais de porcelanato. Clique aqui para conferir as aulas disponíveis.


15 visualizações0 comentário