Buscar
  • Universidade Porcelanataria

A importância do planejamento financeiro para pequenos negócios

Seis em cada dez empresas encerram as suas atividades com menos de 5 anos de existência, muitas vezes o motivo é um mau planejamento financeiro.




O crescimento de micro e pequenas no Brasil vem se destacando a cada ano, de acordo com a pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor – GEM, a taxa total de empreendedores no país já representa 34,5%, ou seja, um em cada três brasileiros possuem um negócio próprio. Sendo o microempreendedorismo o responsável por 93% das empresas abertas atualmente.


Não apenas o domínio do empreendedorismo, ao final de 2020, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 293,2 mil novos postos de trabalho, indo na contramão de empresas de médio e grande porte que viram seus números se reduzirem.


Apesar dos índices representativos, de acordo com o IBGE, 60% das empresas abertas encerram suas atividades em um período de até cinco anos. Fator esse que poderia ter sido evitado caso os empresários tivessem adotado uma política de planejamento financeiro eficaz para maior estabilidade econômica do seu negócio.


Quando falamos sobre mercado aquecido e em constante expansão, seja em suas atividades ou ganho de novos empreendedores, podemos destacar a porcelanataria, se tornando uma ótima opção para quem já atua na área ou pensa em iniciar seu próprio negócio. Mas para isso, além do conhecimento técnico, é muito importante o conhecimento das boas práticas de gestão.


Por que é importante ter um planejamento financeiro?


Independentemente do porte da sua empresa, o planejamento financeiro é fundamental para que seja elaborado um plano estratégico, que vise o bem-estar financeiro do seu negócio, evitando prejuízos e gastos desnecessários, além de fornecer previsão que auxiliem na tomada de decisão.


Quando abordamos o planejamento financeiro em micro e pequenas empresas a atenção deve ser redobrada, por conta de possuir uma disponibilidade financeira menor em relação a empresas de portes maiores, e esse risco reflete diretamente na hora de realizar um planejamento que atenda às suas necessidades, já que dependendo da gravidade do erro pode impactar profundamente na saúde financeira.


Por isso, um planejamento financeiro deve ser inovador e alinhado com o mercado em que atua, organizando a receita e despesas, além de realizar estratégias mais assertivas com menos gastos, gerando assim maior lucro para o seu negócio.



Qual a importância do plano de negócios?


Podemos definir como plano de negócios um conjunto de ferramentas que reúnem os principais dados sobre o mercado e produtos, de forma que o empreendedor consiga utilizá-los na tomada de decisão de suas estratégias.


Esses dados devem conter as principais informações sobre o mercado de atuação, os produtos e serviços disponibilizados por você e seus concorrentes, materiais necessários e fornecedores, além de identificar quais são os seus principais pontos fortes e fracos, de forma que sejam aprimorados e explorados para a gestão da empresa. Em resumo, o plano de negócios possibilita antecipar possíveis erros e evitá-los.


O plano de negócios ainda auxilia em:

  • Maior organização do seu negócio;

  • Assertividade nas atividades realizadas;

  • Maior entendimento na administração e estratégias do negócio;

  • Visibilidade mais ampla no recolhimento de recursos e parcerias;

  • Auxilia no fluxo de caixa e nas despesas.


Entenda o fluxo de caixa


Um dos principais desafios que podem prejudicar micro e pequenas empresas é a desorganização financeira, em que altas cobranças e gastos podem afetar a saúde do local.Por isso, ter um controle que permita ter uma visibilidade das movimentações financeiras, e que seja documentada toda a receita e despesas que ocorrem, é fundamental para o seu negócio.


Com esse acompanhamento é possível gerar relatórios completos que vão entregar as principais e mais importantes informações aos empreendedores, sobre como estão sendo movimentadas às suas finanças.


Esse entendimento é capaz de prever quais atividades serão mais lucrativas, e quais podem ser evitadas a fim de economizar, além de poupar recursos e se abastecer de materiais para o seu melhor funcionamento.




Aprenda como capacitar o seu negócio com a UP

O mercado de porcelanataria se mostra vantajoso e amplo para que seja explorado cada vez mais, uma vez que esse nicho é tão procurado pelos consumidores. Pensando em ajudar empreendedores que estão iniciando suas atividades ou que buscam se atualizar, a UP - Universidade Porcelanataria, elaborou cursos online que vão ajudar você a desenvolver o seu negócio.


Entre as aulas disponíveis estão o Plano de Negócios e Fluxo de Caixa. São lições totalmente online em que você pode aprender mais sobre como cuidar da saúde financeira da sua empresa.


Na Aula 1 – Planos de Negócios, o empreendedor vai descobrir mais a fundo como realizar uma análise de mercado completa, conseguindo identificar a concorrência e lidar com os fornecedores, além de um plano de marketing para que se destaque no mercado e como começar a investir em seu desenvolvimento. Para saber mais basta acessar a página sobre a aula de Planos de negócios em nossa plataforma.


Na Aula 2 – Fluxo de Caixa, sabemos como é frustrante trabalhar e se esforçar tanto e ao final do mês as contas não baterem, ou não conseguir notar um lucro visível em seu negócio. Por isso, a UP elaborou uma aula completa sobre como montar um Fluxo de Caixa, de maneira didática, visitando as principais etapas desde um fluxo de caixa pessoal, abordando fatores como identificação de saídas e controle financeiro até a análise completa do fluxo de caixa empresarial.


Saiba mais sobre a aula de Fluxo de Caixa diretamente em nosso site.


Conheça a UP


A UP – Universidade Porcelanataria foi idealizada e surgiu nesse momento tão desafiador que estamos passando para ajudar novos empreendedores e profissionais que buscam se desenvolver no mercado promissor da porcelanataria.


Através de cursos totalmente online, divididos em três pilares, a UP busca compartilhar a experiência adquirida ao longo de 11 anos de atuação no mercado pelo Fernando e Val Fonseca, à frente da empresa F3 Cortes, referência em cortes especiais de porcelanato.


9 visualizações0 comentário