• Universidade Porcelanataria

Máquinas e equipamentos necessários para porcelanataria

Conheça os maquinários e equipamentos que não podem faltar na sua linha de produção.

Mesmo diante da crise e da atual perspectiva do cenário econômico que o País vive, o consumo de cerâmicas e revestimentos permanecem em alta constante, sendo o porcelanato um dos materiais mais procurados e indicados pela sua qualidade e versatilidade, e não apenas como acabamento, o porcelanato se destaca como uma fonte de renda para quem deseja iniciar no ramo de revestimentos, ou que está em busca de uma nova perspectiva de crescimento para o seu negócio.

Como dito, o porcelanato se tornou a estrela principal em todas as obras, mas afinal, o que você precisa para iniciar nesse ramo tão promissor? Além da matéria-prima de boa qualidade, e aprender como manusear e trabalhar com esse tipo de material, um fator importante é o maquinário, é com ele que você vai conseguir desenvolver o seu trabalho, por isso, hoje separamos alguns maquinários e equipamentos necessários na realização de trabalhos com porcelanato.

Quais equipamentos e ferramentas utilizar

• Equipamentos de segurança

Um dos equipamentos de trabalho às vezes ignorado, mas muito importante na rotina do dia a dia, são os Equipamentos de Proteção Individual, (EPI), que oferecem toda a segurança para você e sua equipe. Os EPIs são essenciais, pois ao realizar os cortes do porcelanato que tanto encantam os clientes, é gerada muita poeira além do barulho, por isso, os EPis são indicados para proteger a saúde dos trabalhadores, são:

• Abafadores e protetores auriculares

Muito importante para ambientes com grande quantidade de decibéis, os equipamentos auxiliam na prevenção de problemas auditivos ao abafar sons e ruídos altos que podem afetar em parte ou até mesmo por completo a audição dos trabalhadores.

• Óculos de proteção

Ao cortar, bater ou serrar materiais sempre corre o risco de pequenos pedaços se separarem da peça, com os óculos adequados e que sigam as normas de proteção, eles evitam que essas lascas atinjam os olhos dos trabalhadores machucando e comprometendo a visão.

• Máscara de proteção

Ao serrar e cortar peças a poeira é inevitável, por isso as máscaras de proteção adequadas para esse tipo de atividade devem ter a classificação de filtros que proporcionam máxima proteção ao trabalhador e evitando a inalação de materiais que possam ser tóxicos. As máscaras descartáveis mais indicadas são:

• PFF1 – Contra poeiras e partículas tóxicas

• PFF2 ou P2 – Indicadas contra partículas finas, fumos e névoas tóxicas.

Ferramentas para trabalho com porcelanato

Agora que você já conhece os materiais que vão proteger você e os trabalhadores da sua empresa contra eventuais riscos do ambiente de trabalho, é a vez de conhecer o maquinário e equipamentos que vão ajudar você a realizar tarefas do dia a dia.

Máquina elétrica de corte de porcelanato

Máquinas de corte elétrica de porcelanato, permitem que sejam realizados cortes precisos na peça de diversos tamanhos e sentidos como em linha reta e até mesmo em ângulos de 45º, encaixando perfeitamente o acabamento em cada espaço do ambiente.

Serra manual

Para os trabalhos de cortes manuais, a serra manual é a mais indicada, desempenhando com exatidão as mais diversas tarefas de cortes em peças, como a abertura de bocas de cubas esculpidas e outros tipos de acabamentos. Para o uso dessa peça é indicado um pré-treinamento para maior destreza na realização dos cortes.

Esmerilhadeira/ Politriz

Para acabamentos, sejam eles de meia esquadria antes ou após a colagem do porcelanato, a ferramenta ideal é a esmerilhadeira/ politriz, com ela é possível obter melhor acabamento, como lixar cantos e rebarbas sobressalentes, além de aplicar impecáveis polimento e brilho para o porcelanato, tornando cada uma de suas peças sempre lindas.

Você que já trabalha com porcelanato, ou tem interesse em iniciar um novo tipo de serviço nesse ramo, temos mais uma dica, a UP – Universidade Porcelanataria criou um ebook totalmente didático e gratuito para download.

O ebook: INÍCIO DO ZERO - AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA COMEÇAR foi desenvolvido com todo o carinho e pensando especialmente para você que já trabalha com pisos e revestimentos, ou novos empreendedores que desejam iniciar em um mercado em constante alta como o porcelanato. Ao baixar o ebook você tem acesso a diversas dicas de como iniciar do zero o seu negócio, passando por uma explicação completa sobre toda infraestrutura, materiais e equipamentos mais indicados em cada etapa do trabalho, para tornar você apto a iniciar e se atualizar nas atividades do trabalho com porcelanato.

Não perca mais tempo, baixe agora mesmo o seu ebook grátis e tenha acesso sempre que quiser a dicas valiosas como essas, além de muitas outras informações que vão ajudar você a iniciar o seu negócio em um segmento que cresce a cada dia no mercado.